segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aliados do governador perdem nos dois maiores colégios do Paraná

O governador Beto Richa (PSDB) sai das eleições de 2012 sem eleger seus candidatos nos dois maiores colégios eleitorais do estado: Curitiba e Londrina. Juntas, as duas cidades representam 1,46 milhão de eleitores – cerca de 19% do eleitorado total do estado. Depois de ver Luciano Ducci (PSB) ser eliminado da disputa no primeiro turno em Curitiba, Richa não conseguiu eleger Marcelo Belinati (PP), sobrinho do ex-prefeito Antonio Belinati, que ontem perdeu para Alexandre Kireeff (PSD) em Londrina.
O PT, por sua vez, que ganhou pontos com o apoio ao prefeito eleito ontem em Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), não obteve sucesso com a candidatura própria no segundo turno em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Nessas cidades, venceram os candidatos apoiados por Richa.
Com o resultado final das eleições, o novo mapa político do estado, segundo analistas, mostra uma polarização entre Curitiba e o interior. A capital passa a ser dominada pela oposição, com a aliança entre PDT e o PT. No interior, o grupo de Richa prevalece, sendo liderado pelo PSDB, que conseguiu fazer o maior número de prefeituras – um total de 76 contra 42 na eleição passada.
Tradicionalmente, o partido do governo, impulsionado pela máquina pública, consegue eleger mais prefeituras. “Foi assim com o PDT e depois o PFL de Jaime Lerner, como PMDB de Roberto Requião e agora o PSDB de Beto Richa”, afirma Adriano Codato, professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Mas apesar do avanço no interior, Richa perdeu pontos importantes na disputa para 2014. “Curitiba é estratégica para qualquer eleição e perder na capital é sempre ruim. Richa sai dessas eleições mais fraco do que entrou”, avalia o professor de ciência política Renato Perissinotto, da UFPR.
O presidente em exercício do PSDB, Valdir Rossoni, faz leitura diferente. Na avaliação dele, o balanço das urnas é positivo para os tucanos. “Nós não podemos esconder que perdemos a capital, mas 75% dos prefeitos dos municípios do Paraná são aliados nossos”, diz.
Do lado oposto, o secretário de comunicação do PT Nacional e deputado federal, André Vargas (PR), diz que o partido vai se apresentar com uma candidatura de oposição ao atual governador, independente de quem dispute. “Pode ser a ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Paulo Bernardo ou podemos apoiar o PDT com o Osmar Dias”, afirma.
Mas se por um lado a vitória de Fruet pode pavimentar uma eventual candidatura petista ao governo, por outro ainda pairam dúvidas sobre a capacidade do novo prefeito transferir votos para um candidato petista. “Há uma parcela do eleitorado de Curitiba que tem forte resistência ao PT. Tudo vai depender de como Fruet se sairá na prefeitura e de como Richa vai se colocar nos próximos anos”, diz Perissinotto. (Fonte: Gazeta do Povo)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Mais de 80 rádios comunitárias do Paraná são proibidas de veicular propaganda comercial

A Justiça concedeu mais duas liminares favoráveis ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Paraná, desta vez nos municípios de Itambaracá e Contenda.
O Poder Judiciário determinou a antecipação de tutela pela não veiculação de propagandas de natureza comercial por rádios comunitárias, sob pena de multa diária.
As ações foram contra a Associação Comunitária Mario Teixeira Marinho, de Itambaracá e a Central de Organização Populares da cidade de Contenda. Até o presente momento já são 83 liminares favoráveis, 10 agravos, 8 liminares derrubadas e 7 acordos.
Várias outras ações estão em andamento, aguardando parecer dos juízes. (Fonte: Educadora)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

VIOLÊNCIA: Homem mata ex-companheira a facadas em Campina da Lagoa


Uma mulher de 33 anos foi assassinada na noite deste domingo em Campina da Lagoa. Eram 22h50 quando a Polícia Militar foi acionada por uma adolescente informando que sua mãe havia sido morta por um rapaz de 21 anos. Policiais se deslocaram à Rua Frederico Macagnan, no Jardim Maravilha, e encontraram a mulher ferida na barriga, tórax e pescoço. Com base nas informações fornecidas por testemunhas, policiais encontraram o autor dos golpes no interior de uma residência na Rua General Osório. Ele estava de posse da faca usada no crime e também com as roupas suja de sangue. Ele confessou aos policiais ter esfaqueado a mulher que era sua ex-companheira. O acusado foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil e o corpo da vítima ao Instituto Médico Legal de Campo Mourão.

Homem é morto com dois tiros e tem corpo jogado no rio amarrado a pedras

Corpo foi encontrado no Rio Cantu (Foto: Claudio Bonete)

Por volta do meio dia de quinta-feira passada a Polícia Militar de Campina da Lagoa recebeu a informação de que um corpo estava boiando no Rio Cantu, na região do Distrito de Salles de Oliveira (10km de Altamira do Paraná). A Polícia Civil foi acionada e o IML de Campo Mourão foi mobilizado para fazer a retirada do corpo que estava com pés e mãos amarrados com arame e haviam duas pedras grandes presas. O corpo também apresentava perfuração de disparo de arma de fogo na testa e no braço. Posteriormente foi identificada a vítima como sendo Donizete Aparecido de Campos, 31 anos, morador do patrimônio Guarani, município de Mamborê. 

Contrabandista atropela cavalo entre Goioerê e Campo Mourão


O motorista E.F., de 50 anos, não viu o cavalo que cruzava a rodovia BR 272, na altura do trevo de Bragápolis, entre Goioerê e Janiópolis, e atropelou o animal, por volta das três horas da manhã de domingo, 21. Com o impacto o VW/Fox, placa AQK 7685, de Curitiba que ele dirigia foi completamente destruído. O animal morreu na hora. O acidente aconteceu quando o veículo trafegava sentido Goioerê-Campo Mourão.
O homem teve ferimentos graves e foi socorrido pelos bombeiros de Goioerê. Quando a Polícia Rodoviária Federal chegou para registrar a ocorrência descobriu que o veículo estava abarrotado de cigarros do Paraguai. O produto de contrabando e o carro foram levados para o pátio da PRF em Campo Mourão e depois para a Receita Federal em Maringá.
Este foi o terceiro acidente envolvendo atropelamento de equinos nas proximidades do trevo de Paraná do Oeste, na BR-272, neste ano de 2012, sendo que em um deles houve uma vítima fatal, o pastor Samy Jacob Kern, no mês de abril. (Com informações de Marcos Souza/Tasabendo.com).

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Corpo é encontrado com golpes de faca no Rio Paraná

Um homem não identificado com idade entre 25 anos e 30 anos foi encontrado morto hoje (17) pela manhã na barranca do Rio Paraná, com golpes de faca.
"Ele foi encontrado por pescadores no rio. Fomos chamados e percebemos que ele tem ferimentos no abdômen. Ele não está com nenhum documento", relata Diego Monzon, policial militar.
Pela dificuldade de acesso a barranca do rio, o corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. (Fonte: CATVE)

Repórter do Ubiratã On Line sofre agressão

Fábio foi agredido na madrugada de domingo
O jovem Fábio Augusto Celestino, diretor do site Ubiratã On Line (www.ubirataonline.com.br) foi vítima de agressão na madrugada de domingo (14). Segundo o próprio site de notícias, o fato ocorreu quando Fábio se deslocava pela Avenida João Medeiros após ter deixado o recinto onde foi realizado um baile ao qual foi fazer a cobertura do evento com fotos. O diretor do Portal Ubiratã Online estava acompanhando de sua esposa e de 2 amigos.
De acordo com Fábio Augusto, quando trafegava pela via teve seu carro atingindo por golpes de madeira deferido por algumas pessoas que destruíram parcialmente seu veículo. Neste momento, o repórter saiu do carro para saber o que estava acontecendo, quando foi agredido por pelo menos dois indivíduos que o atacaram com um bastão de madeira que atingiu seu rosto do lado direito. Fábio desmaiou devido a violência da agressão e ao cair no chão, foi atingido por mais golpes em sua cabeça. A esposa da vítima interveio para proteger Fábio e também sendo atingida de raspão na cabeça. Celestino ainda desmaiado foi imediatamente encaminhado ao Hospital Santa Casa de Ubiratã, onde recebeu os primeiros socorros. Segundo informações o rapaz aguarda atendimento especializado e deverá ser transferido da cidade. 
A Polícia Civil que investiga o fato revelou nesta terça-feira que já identificou os autores da agressão, sendo dois menores e um maior com passagens pela Polícia. Quanto aos menores estaria sendo solicitada a internação dos mesmos. Já o maior deverá responder pelo crime de tentativa de homicídio.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Legislativo forma gestores e passa por renovação

Luiz Cunha
João Perninha
As eleições municipais desse ano colocam o Poder Legislativo Municipal num patamar de credibilidade perante a população ubiratanense. O prefeito eleito, Haroldo Fernandes Duarte (Baco) e seu vice, Sebastião Osmar Beraldo, ambos do PPS, são vereadores da atual legislatura. Os novos gestores que vão assumir em janeiro de 2013 sabem como ninguém a importância da atividade parlamentar para o desenvolvimento do município. Na sessão da última terça-feira (09), a primeira depois das eleições, tanto Baco como Beraldo, destacaram o propósito de governar para atender aos anseios da população sempre primando pela harmonia entre os poderes. Baco parabenizou os vereadores reeleitos João Laurindo dos Santos (PSC) e Luiz Cunha (PTB), os únicos a continuarem no Legislativo para o próximo mandato. Em sua fala Luiz Cunha parabenizou os vereadores eleitos para comandar os destinos do município e registrou que estará à disposição, como sempre esteve, para defender projetos de interesse de toda a população.  
Disputaram as eleições mas não alcançaram êxito na reeleição, os vereadores Marciano Jesus, Rosa Camilo, Sidney Geraldo e Cidão do Lux. A vereadora Sandra Trevilin não disputou a reeleição.

Surpresas das eleições
O resultado das urnas causou muitas surpresas em Ubiratã. O resultado mais desastroso em termos de votação foi registrado pelo candidato Marciano Popular Jesus. Nas eleições de 2008 ele obteve 957 votos e nestas eleições cravou 268 votos, ou seja, ele perdeu em quatro anos 689 votos. Perda drástica também registrou o atual vereador Sidney Geraldo, o Tio Ney, que somou 560 em 2008 e nestas eleições somou 145 votos. Também perdeu votos e ficou fora do Legislativo a vereadora Rosa Camilo, eleita em 2008 com 477 votos e nestas eleições somou 271. Outro vereador que ficou de fora é Cidão do Lux que em relação à eleição de 2008 perdeu 65 votos (ele saiu de 479 para 414). Candidatos que na eleição passada ficaram próximos de conseguir uma vaga tiveram votação maior e agora assumem o Legislativo. A surpresa maior é o candidato Eduardo Encanador que em 2008 somou 362 votos e nestas eleições foi vitorioso com 565 votos. Outro eleito é Osdival Raizeiro que saiu de 287 votos em 2008 para 360 nestas eleições. Na Câmara de Ubiratã também há candidatos que perderam votos em relação ao pleito anterior mas conseguiram a vaga. João Laurindo dos Santos (João Perninha) foi eleito com 504 votos em 2008 e nestas eleições somou 491. Outro caso é de Zicão que em 2008 somou 413 votos e nestas eleições recebeu 404, sendo eleito. O vereador Luiz Cunha vai para o terceiro mandato com o aumento no número de votos. Ele foi reeleito em 2008 com 393 votos e nestas eleições somou 401 votos.


VEJA COMO FICOU A COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE UBIRATÃ


SILVIO DA CAMPESTRE (PSDB).......................768    
PROFESSORA IVONE (PMDB).......................... 761    
HARRI THOLKEN (PSC)......................................632    
PROFESSORA SOLANGE BORDIM (PP)...........567   
EDUARDO ENCANADOR (PPS).........................565   
JOÃO PERNINHA (PSC)......................................491    
CIDÃO DO LUX (PPS).........................................414   
ZICÃO (PSDB)......................................................404    
LUIZ CUNHA (PTB)..............................................401    
OSDIVAL (PDT)....................................................360   



domingo, 14 de outubro de 2012

Polícia Rodoviária de Ubiratã atende acidente com vítimas


Por volta das 19h deste sábado (13) a Polícia Rodoviária Estadual de Ubiratã atendeu a um grave acidente na rodovia PR 180, entre Cafelândia e Nova Aurora. Bateram de frente os veículos Gm Astra GLS, placas AMO-0363, de Tapira e VW Gol placas BFL-7462, de Cafelândia. O motorista do Astra, Charlis Visoni Debiazi, 26 anos, sofreu ferimentos juntamente com a passageira Sara Gabriela Massaneiro, 22 anos. O motorista do Gol Antônio França e o passageiro Dorvalino Alves sofreram ferimentos graves na colisão.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Polícia Militar de Nova Aurora apreende três armas


Na manhã desta terça feira (9 Out 12), por volta das 9h, Policiais Militares de Nova Aurora/PR, deslocaram até a R. Pará, Centro, onde conforme relato da solicitante, uma senhora de 60 anos, estava sendo ameaçada de morte pelo seu amásio.
         
    Logo ao chegarem ao local, a equipe constatou que o autor das ameaças já havia se evadido, e em diligências pela residência com autorização da vitima, foram encontradas três armas de fogo, e dezoito munições de calibre 32 intactas. Segundo a solicitante, as armas eram de propriedade de seu amásio, sendo: um revolver calibre 32 sem marca e sem numeração; uma espingarda sem marca e sem numeração calibre 28; e uma espingarda marca Rossi Cal. 32.
         
    Todo armamento apreendido pela Policia Militar foi entregue na Delegacia de Policia Militar de Nova Aurora para providências.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Vendaval derruba árvores e provoca alagamentos

Alagamento na Avenida João Pipino
Faltando uma hora para o término da votação nas eleições municipais deste domingo (7), Ubiratã foi surpreendida por um forte vendaval que derrubou árvores, destelhou casas e provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Em vários pontos faltou energia elétrica, o que não prejudicou a votação já que as urnas eletrônicas possuem bateria interna. Na Serraria Zampieri o telhado de um dos barracões cedeu. Logo após o vendaval equipes da Prefeitura de Ubiratã e da Defesa Civil percorreram a cidade para fazer um balanço dos estragos provocados.





Arvore caiu na Avenida Ascânio

Baco soma 65,26% dos votos e vence eleição em Ubiratã

O ex-vereador Haraldo Fernandes Duarte, Baco, do PPS, é o novo prefeito de Ubiratã. Ele venceu as eleições com 8.660 votos, o que representa 65,25% dos votos válidos, contra o empresário Celso Fogliatto, do PDT, que somou 4.611, ou seja, 34,74%. Baco vence uma eleição histórica no município já que a uma semana do pleito substituiu Orlando Vieira que teve seu registro cassado. O vice-prefeito eleito é o professor Sebastião Osmar Beraldo, também do PPS. A comemoração foi intensa nas ruas de Ubiratã assim que começaram a ser divulgados os resultados das primeiras urnas. Em sua primeiro entrevista depois de eleito, Baco agradeceu a confiança depositada em sua candidatura e reafirmou o compromisso de dar continuidade à administração do prefeito Fábio D´Alécio.
As eleições em Ubiratã registraram o comparecimento de 14.057 eleitores de um universo de 16.169 registrados no Tribunal Regional Eleitoral. Foram registrados 312 votos brancos e 474 votos nulos.

Câmara
A eleição para a Câmara de Vereadores trouxe uma surpresa, que é a renovação quase que total. Foram reeleitos apenas os vereadores João Perninha (PSC) e Luiz Cunha (PTB). Os demais vão iniciar a trajetória no Legislativo. Foram eleitos, respectivamente com o número de votos: Silvio da Campestre (768 votos), Professora Ivone (761), Harri Thalken (632), Professora Solange Bordin (567), Eduardo Encanador (565), João Perninha (565), Zicão (404), Luiz Cunha (401) e Osdival (360).


RESULTADO PARA VEREADORES EM UBIRATÃ

SILVIO DA CAMPESTRE PSDB.......................768
PROFESSORA IVONE      PMDB......................761
HARRI THOLKEN              PSC.........................632
PROFESSORA SOLANGE BORDIM   PP........ 567
EDUARDO ENCANADOR              PPS.............565
JOÃO PERNINHA             PSC        ...................491
CIDÃO DO LUX  PPS        ..................................414
ZICÃO   PSDB     404
LUIZ CUNHA      PTB        ...................................401
OSDIVAL             PDT        ..................................360
NIDI AKKACHE  PSC        ..................................339
GERALDINHO    PPS        ...................................331
ORLANDINHO DA RADIO             PSDB     .....311
JORGE DA SAO JOAO     PSL         ...................301
MAIADO             PSDB     ...................................283
ROSA CAMILLO                PSC        ...................271
MARCIANO POPULAR JESUS     PSDB     .......268
BUGRÃO             PSDB     268
CLEUSA VIDAL MARASCHI          PSC  ...........240
ROSIANE DA PREFEITURA           PSDB     229
SAPATINHO       PPS        226
THIAGO MARIA               PPS        223
PROFESSOR LAURO        PMDB   210
JALIA DINIZ        PT           201
SANDRA PETRICA            PSDB     200
EMERSON GEINHO         PPS        197
JOÃO FILHO DO MITOR                PSD        193
SADI      PDT        184
LUIZ DA RODOVIARIA   PSC        180
DR. HAROLDO   PDT        169
CIDA PETECK     PSC        166
JOSE ANEZIO ROSSETTO              PMDB   161
ISAIAS  PSC        153
MAZZOTTI          PSC        148
TIO NEY               PPS        145
JOÃO LEBRE       PSC        133
TONINHO DA SÃO JOÃO              PPS        132
MARINALVA NUNES      PSL         127
LUIZ CARLOS MARCENEIRO        PSC        126
CELIA GOUVEIA               PT           91
MARIA BERALDO             PPS        89
SIDNEY GALINDO            PSC        88
RUTH DA CCI     PSDB     85
LORO    PSC        81
ZÉ DO ÓCULOS PPS        80
RAIMUNDO DA AMBULANCIA  PSL         80
ARNALDO TOMAIZAO   PT           69
ADILSON DA ADL             PSC        67
CAPICHE              PT           64
MAMEDE            PMDB   63
MAGUILA           PSC        60
IVO DO ALGODÃO DOCE             PSDB     51
DR. CARLOS DENTISTA  PPS        45
GENEVAL DO TAXI          PSC        37
ALINE NEVES     PSC        33
ALESANDRA GUIMARAES           PSL         30
IZAAC   PMDB   25
PROFESSOR LUIZ             PSDB     22
CLEUZA                PP          8
MARCIA              PP          2
DIVINA PTB        1
PATRICIA            PPS        0
IZABEL  PPS        0
ROZE VIEIRA      PR          0
IVONE DA FORNALHA   PSDB     0

sábado, 6 de outubro de 2012

UBIRATÃ: Campanha polêmica e com cassação chega ao fim

Celso Fogliatto durante comício no JK
Chega ao fim a campanha eleitoral para as eleições municipais 2012, que ocorrem neste domingo (7), das 8h às 17h. Depois de três meses, desde o início do período de propaganda, finaliza uma das campanhas mais polêmicas da história de Ubiratã, marcada pelo equilíbrio na preferência dos eleitores e também com um fato histórico: a cassação do registro de candidatura de Orlando Vieira, atual vice-prefeito do município e que concorria à sucessão do prefeito Fábio D´Alécio. A Justiça Eleitoral também cassou o registro do candidato a vice-prefeito, Ionildo Pereira (Nil). O impedimento dos candidatos se deu pela prática do abuso do poder econômico, conforme denúncia do Ministério Público. A cassação ocorreu a uma semana das eleições o que demandou estratégia de última hora por parte da Coligação Siga Em Frente Ubiratã, formada pelos partidos PSDB, PP, PSC, PR, PPS, DEM, PSB e PSD. Foram indicados para substituir os candidatos dois vereadores que disputavam a reeleição. Haroldo Fernandes Duarte(Baco) foi indicado como candidato a prefeito enquanto que Sebastião Osmar Beraldo foi indicado candidato a vice-prefeito. Embora os candidatos sejam do PPS, cujo número é 23, prevalece nestas eleições o voto para a Coligação, com o número 45. Isso ocorre porque quando foram encaminhados os registros as urnas já estavam lacradas. Veja a reportagem e entenda porque ocorreu a cassação. 
Baco em sua primeira aparição como candidato a prefeito
Concorrem com Baco e Beraldo o empresário Celso Fogliatto como candidato a prefeito e a professora Neiva Gindri, como candidata a vice-prefeita, da Coligação Ubiratã Para Todos, formada pelos partidos PDT, PT, PTB, PMDB e PSL. Durante a campanha Fogliatto adotou a estratégia de fazer visitas aos eleitores e também reuniões em bairros e comunidades, além de comícios. Foram oito comícios realizados no centro da cidade, bairros e no distrito de Yolanda. A coligação de Fogliatto conta com 18 candidatos a vereadores. A Coligação Siga em Frente Ubiratã, que conta com 46 candidatos à Câmara, realizou quatro comícios, sendo dois no centro, um no Conjunto Boa Vista e outro na Avenida dos Pioneiros.

Rede Social
Esta campanha também foi marcada pela troca de acusações através da internet, principalmente a rede social Facebook. Muitos candidatos aproveitaram a rede para divulgar propostas e também fazer propaganda. Muitos internautas, porém, preferiram fazer críticas em defesa de seus candidatos.


VEJA TODOS OS CANDIDATOS A VEREADORES


Adilson Luiz Ferreira (Adilson da ADL) – PSC 
Alessandra Guimarães - PSL
Aline da Silva Neves - PSC
Antonio Luiz (Toninho da São João)- PPS
Aparecido Paula da Silva (Cidão do Lux) - PPS
Arnaldo Tomaz de Lima (Arnaldo Tomaizão) - PT
Carlos Alberto Alves Almeida (Dr. Carlos Dentista) - PPS
Célia Gouveia - PT
Cleusa Vidar Maraschi - PSC
Cleuza Saboto Gato (Cleuza) - PP
Divina Rodrigues de Oliveira - PTB
Eduardo Ferreira dos Santos (Eduardo Encanador) - PPS
Emerson Rogério Teixeira (Emerson Geinho) - PPS
Geneval Braz de Souza (Geneval do Táxi) - PSC
Geraldo José dos Santos (Geraldinho) - PPS
Haroldo Rodrigues da Silva (Dr. Haroldo) - PDT
Harri Wurster Tholken (Harri Tholken) - PSC
Isaias Rodrigues da Rosa (Isaias) - PSC
Ivo Ferreira da Silva (Ivo do Algodão Doce) - PSDB
Ivone de Souza (Ivone da Fornalha) - PSDB
Ivone Lopes Jorge Oliveira (Professora Ivone) - PMDB
Izaac Alves (Izaac) - PMDB
Izabel Francelina Bento Calsavara (Izabel) - PPS
Jália Aparecida Trivilin Diniz (Julia Diniz) - PT
João Batista de Aquino (Loro) - PSC
João Batista de Melo (Sapatinho) - PPS
João Boer Capiche (Capiche) - PT
João dos Santos Laurinho (João Perninha) - PSC
João Duarte Rodrigues de Carvalho (João Filho do Mitor) - PSD
João José da Silva (João Lebre) - PSC
Jorge Tozi Neto (Jorge da São João ) - PSL
José Anezio Rossetto - PMDB
José Arci Bueno de Castro (Bugrão) - PSDB
José Ferreira de Melo Filho (Zé do Óculos) - PPS
Lauro Hryniewicz (Professor Lauro) - PMDB
Luiz Carlos de Souza (Luiz Carlos Marceneiro) - PSC
Luiz Carlos Rosso (Luiz da Rodoviária) - PSC
Luiz Francisco da Cunha (Luiz Cunha) - PTB
Luiz Henrique da Silva (Professor Luiz Henrique) - PSDB
Mamede Alves Vasconcelos (Mamede) - PMDB
Marcia Diaro Furbringer Rofino (Marcia) - PP
Marciano Rinaldi (Marciano Popular Jesus) - PSDB
Marcílio Luiz Daltro (Maiado) - PSDB
Maria Aparecida Peteck Alencar (Cida Peteck) - PSC
Maria Aparecida Sabião Beraldo (Maria Beraldo) - PPS
Marinalva Nunes Batista (Marinalva Nunes) - PSL
Nidi Akkache Paulino (Nidi Akkache) - PSC
Nizete Aparecido da Silva (Zicão) - PSDB
Odair Aparecido Alves de Souza (Maguila) - PSC
Orlando dos Santos Filho (Orlandinho da Rádio) - PSDB
Osdival Ribeiro da Silva (Osdival) - PDT
Patricia Caetano de Moraes (Patricia) - PPS
Raimundo Matias da Silva (Raimundo da Ambulância) - PSL
Rosa Francisca Camilo (Rosa Camilo) - PSC
Rosiane Tunusci Cocolete (Rosiane da Prefeitura) - PSDB
Rozelena Fátima de Oliveira (Roze Vieira) - PR
Ruthi Cristina da Veiga Figueiredo Dias (Ruth da CCI) - PSDB
Sady Rodrigues Faria (Sadi) - PDT
Sandra Candido Petrica (Sandra Petrica) - PSDB
Sidney Geraldo (Tio Ney) - PPS
Sidney Pereira Galindo (Sidney Galindo) - PSC
Silvio Cesar Martins de Pádua (Silvio da Campestre) - PSDB
Solange Bordin Zen (Professora Solange Bordin) - PP
Thiago da Costa Maria (Thiago Maria) - PPS
Umberto Donizeti Mazzotti (Mazzotti) - PSC

Fonte: TSE 

Polícia Militar prende suspeitos de crime eleitoral em Campina da Lagoa


Por volta das 22h12 desta sexta-feira a Polícia Militar de Campina da Lagoa recebeu denúncia de que um veículo VW Saveiro, com placas de Campo Mourão, estava com cestas básicas parado em um posto. Testemunhas disseram que o motorista estava entregando cestas básicas no Jardim Maravilha. O motorista também foi denunciado que entregou R$ 235,00 em dinheiro para outra pessoa. O suspeito negou as acusações, mas foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com o veículo e a mercadoria. Outras pessoas envolvidas com a situação também acabaram sendo encaminhadas para a delegacia.
  

16.171 eleitores estão aptos às eleições em Ubiratã

Conforme apurou o Portal Ubiratã Junto ao Tribunal Regional Eleitoral, no município de Ubiratã 16.171 eleitores estão aptos a votarem nas eleições municipais de domingo (7) para escolher o prefeito, vice-prefeito e nove vereadores. São 60 seções que captarão os votos dos eleitores distribuídas em 9 locais. O local com maior número de eleitores registrados é o Colégio Estadual Carlos Gomes que possui 11 seções e 3.128 eleitores inscritos. O segundo local com maior número de votantes é o Colégio Santo Antonio que tem 12 seções e 2.822 eleitores inscritos. As regiões que devem concentrar o maior fluxo de eleitores em Ubiratã são justamente os locais com maior número de seções. Por causa disso a fiscalização será mais efetiva nas regiões dos colégios Carlos Gomes e Santo Antonio, além do Salão Paroquial (que fica próximo ao Colégio Santo Antonio) e Ginásio de Esportes.


LOCAIS DE VOTAÇÃO EM UBIRATÃ

APMI (Avenida João Medeiros)
Seções: 63*, 134 e 150
Total de eleitores: 796

Colégio Olavo Bilac
Seções: 64*, 65, 66, 67, 149 e 154
Total de eleitores: 1.740

Colégio Santo Antonio
Seções: 68*, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 113, 135 e 144
Total de eleitores: 2.822

Colégio Carlos Gomes
Seções: 77*, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86 e 87
Total de eleitores: 3.128

Ginásio Municipal de Esportes
Seções: 88*, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95 e 96
Total de eleitores: 2.336

Escola Padre Jorge (Panorama)
Seções: 97*, 98 e 136
Total de eleitores: 938

Colégio Quintino Bocaiúva
Seções: 99*, 100, 101, 102, 103 e 104
Total de eleitores: 1.676

Yolanda (Colégio Maria Gomes Bizerra)
Seções: 105*, 106 e 133
Total de eleitores: 832

Salão Paroquial
Seções: 107*, 108, 109, 110, 111*, 112 e 148
Total de eleitores: 1.903

* Seção especial
Fonte: TRE

TRE-PR orienta o eleitor a votar pela manhã no domingo



Aproximadamente 7,7 milhões de paranaenses vão escolher os novos vereadores e prefeitos no próximo domingo (7). O horário de votação será das 8 às 17 horas.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) orienta os eleitores a comparecerem às seções eleitorais no período da manhã. Segundo o TRE, o movimento nos locais de votação, normalmente, é menor nesse período.
A orientação tem o objetivo de tentar reduzir as filas perto das 17 horas, quando termina o horário da votação.


Perguntas e respostas

Como saber o local de votação?

O título eleitoral não é documento obrigatório, porém, irá auxiliar o eleitor a encontrar a zona eleitoral e a seção.
A pessoa que não sabe o seu local de votação deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor (41) 3330-8880. Outra opção é acessar o site do TRE-PR. No menu do lado esquerdo, clique em “Título e local de votação”.
A pessoa terá de informar o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe para que o sistema localize os dados. O eleitor saberá o endereço completo do local de votação, a seção eleitoral e a zona.

Quem é obrigado a votar?
De acordo com a lei, o voto é obrigatório para todas as pessoas que sabem ler e escrever e que tenham entre 18 e 70 anos.


Quando o voto não é obrigatório?
O voto é facultativo para pessoas analfabetas, para quem está com idade entre 16 e 18 anos e para os maiores de 70 anos.


Estrangeiros têm direito ao voto?
Não. Só podem votar as pessoas com nacionalidade brasileira, originária ou adquirida. A única exceção é para os portugueses que fizerem a opção do Estatuto de Igualdade.


Eleitores com deficiência visual podem votar?
Sim. A urna eletrônica conta com marca de identificação em Braille, e eles podem, ainda, contar com a ajuda de uma pessoa de sua confiança.


Qual é a ordem dos candidatos na urna eletrônica? Em quem vou votar primeiro?
Este ano, o eleitor votará em dois candidatos. Primeiro para vereador - são cinco números - e depois para prefeito - são dois dígitos. Cada vez que escolher um candidato – ou votar em branco ou nulo para determinado cargo – é preciso apertar a tecla “confirma” para avançar no processo de votação.


Se eu digitar errado o número do candidato, posso corrigir?
Sim, o eleitor pode apertar a tecla “corrige” para alterar o voto. No entanto, essa alteração só pode ser feita antes de confirmar o voto. Depois da confirmação, não é possível alterar a escolha.


Posso levar uma cola para lembrar o número dos meus candidatos?
Sim. É permitido levar uma cola ou santinho com o número do candidato.


O que acontece se eu votar em branco?
É considerado voto em branco aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, apertando a tecla BRANCO da urna. O voto em branco é registrado apenas para fins de estatística, e não é computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.


Eu posso votar na legenda do partido?
Sim. O voto de legenda é dado pelo eleitor, nas eleições proporcionais, ao número do partido de sua preferência. Assim, se o eleitor digitar apenas os dois primeiros números, deixando de informar os dois ou três últimos números que definem o candidato, o voto será válido, somando-se aos votos nominais (votos dados aos candidatos) para o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

Em que situação ocorre a anulação do voto?
O voto se torna nulo se o número digitado for incorreto e não corresponder a nenhum candidato em disputa.


Que documentos preciso levar para votar?
Para votar o eleitor deverá apresentar o documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira funcional, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista), sendo recomendada a apresentação também do título eleitoral.


Quem tem preferência para votar?
Terão preferência para votar os candidatos, os juízes, seus auxiliares e servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais e os policiais militares em serviço e, ainda, os eleitores maiores de 60 anos, os enfermos, os portadores de necessidades especiais e as mulheres grávidas e lactantes.


Posso levar meu filho pequeno para votar comigo? Ou entrar na cabine de votação para ajudar um parente idoso que deseje votar?
Não há impedimento legal quanto à presença de crianças ou parentes auxiliando idosos no momento da votação. Mas, para isso, é preciso que o presidente da seção eleitoral analise caso a caso e autorize a presença de outras pessoas – além do eleitor – na cabine de votação.


Posso entrar com celular na cabine de votação?
Não. Na cabine é proibido entrar com celular, máquina fotográfica, filmadora, aparelho de radiocomunicação ou qualquer equipamento que comprometa o sigilo do voto. Se o eleitor entrar na seção eleitoral com esses equipamentos, deverá entregá-los ao mesário antes de ir para a cabine de votação.


Que roupa devo usar no dia da votação? Posso usar um broche com o número do meu candidato ou partido?
A lei permite, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato. O eleitor pode usar exclusivamente bandeiras, broches e adesivos.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Polícia Federal acompanha últimos comícios em Ubiratã e determina término às 22h00

Agentes da Polícia Federal estiveram em Ubiratã na noite desta quinta-feira (4) para os últimos atos públicos de campanha das duas coligações que disputam as eleições municipais. Os policiais conversaram com coordenadores das coligações e solicitaram o cumprimento da legislação eleitoral no que tange ao horário de término dos eventos, que é 22h00. A Coligação Ubiratã Para Todos, dos candidatos a prefeito Celso Fogliatto e a vice-prefeita Neiva Gindri, juntamente com os candidatos a vereadores e lideranças realizaram comício no cruzamento das avenidas Nilza de Oliveira Pipino e Yolanda Loureiro de Carvalho. A Coligação Siga Em Frente Ubiratã, do candidato a prefeito Haroldo Fernandes Duarte (Baco) e vice-prefeito Sebastião Osmar Beraldo, junto com os candidatos a vereadores, realizaram concentração na Praça Horário José Ribeiro. As duas coligações atenderam à determinação e encerraram os comícios no horário estabelecido. A Polícia Militar também esteve com equipes nas ruas.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Oficializada renúncia de Orlandinho

O site do Tribunal Superior Eleitoral já traz a renúncia de Orlando Vieira da disputa em Ubiratã. No site ainda não consta os nomes dos substitutos, cujos pedidos de registros estão sendo analisados pela Justiça Eleitoral. ACESSE O SITE DO TSE E CONFIRA. Depois de acessar basta digitar o nome do município.

EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Compristas evitam fiscalização em Ubiratã mas são pegos em Ouro Verde do Oeste


A Polícia Militar de Corbélia, após denúncia anônima, apreendeu no início da noite de ontem dois ônibus carregados com mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Os coletivos estavam estacionados perto do ginásio de esportes em Ouro Verde do Oeste.
Os compristas disseram que tentavam evitar uma suposta fiscalização da Receita Federal em Ubiratã.
Os bagageiros estavam lotados de sacolas contendo os mais variados produtos. Na primeira vistoria, realizada pela Polícia Militar, foram encontrados brinquedos, guarda-chuvas, vestuário e eletrônicos.
Os dois ônibus têm placas de Presidente Prudente (SP), porém um dos coletivos seguia para Dracena (SP). De acordo com a polícia, as mercadorias apreendidas nos dois ônibus foram avaliadas em aproximadamente R$ 250 mil.
Os ônibus com os passageiros foram encaminhados para o depósito da Receita Federal em Cascavel. 

Cão farejador 

Um cão farejador da Polícia Civil foi utilizado no intuito de verificar se havia drogas entre as mercadorias.

O animal chegou a apontar indícios de drogas no pneu reserva de um dos coletivos. A roda foi levada até uma borracharia, onde foi desmontada e nada foi encontrado.
Enquanto policiais vistoriavam o bagageiro, um dos passageiros tentou se desfazer de um pequeno embrulho, o qual continha 30 comprimidos de medicação para controle de peso. O volume foi apreendido e o passageiro identificado. (Fonte: Jornal O Paraná)

Orlandinho recorre ao TRE e continua na disputa em Ubiratã

A Coligação Siga em Frente Ubiratã, que teve o registro do candidato Orlando Vieira (PSDB) cassado pela Justiça Eleitoral, decidiu recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba. Com isso Orlandinho e Nil continuam na disputa. Para colocar outros candidatos, Orlando Vieira  e Nil tem que renunciar as candidaturas. Se a coligação optar por indicar outros nomes para substituir os candidatos, os pedidos de registros devem ser encaminhados à Justiça Eleitoral da Comarca. Estes nomes ainda serão analisados pela Justiça Eleitoral antes de terem os registros deferidos. Orlando e Nil foram cassados no último sábado em ação de investigação proposta pelo Ministério Público da Comarca. Na ação a justiça tornou os candidatos inelegíveis por oito anos. No site do Tribunal Superior Eleitoral já consta a situação do candidato Orlando como "cassado com recurso".


CLIQUE AQUI E ENTENDA PORQUE ORLANDINHO E NIL FORAM CASSADOS PELA JUSTIÇA ELEITORAL DE UBIRATÃ.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Presidente nacional do PPS cumpriu agenda em Campo Mourão e Ubiratã

Roberto Freire sendo recebido em Ubiratã

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, cumpriu agenda nesta segunda-feira (01) em Campo Mourão e Ubiratã, acompanhado do deputado estadual Douglas Fabrício, que é o coordenador regional do partido.
Em Campo Mourão, Freire visitou o comitê de campanha do PPS, concedeu entrevistas à imprensa e gravou para o horário eleitoral. Em Ubiratã, participou de uma reunião com candidatos e militância do grupo político liderado pelo PPS.
O deputado Douglas agradeceu a presença do líder maior do partido no país. “O deputado Roberto Freire é uma referência na política, um exemplo de seriedade e luta. Já foi senador, candidato a presidente da República, elegeu-se deputado federal por São Paulo e seria eleito em qualquer outro Estado pelo currículo que tem”, complementou.

Site do TSE já mostra candidato cassado em Ubiratã

Orlando Vieira teve o
registro cassado no dia 29
O site do Tribunal Superior Eleitoral (Divulgacan2012) que divulga a situação dos candidatos nas eleições 2012, já mostra a informação da situação do candidato Orlando Vieira (PSDB), da Coligação Siga Em Frente Ubiratã, que teve o registro cassado no último sábado (29). A Justiça Eleitoral aguarda o registro dos novos candidatos para inserir a informação no sistema, o que deve acontecer nas próximas horas. Por hora o único candidato inscrito no sistema com situação regular é o empresário Celso Fogliatto (PDT), da Coligação Ubiratã de Todos. Abaixo da fotografia do candidato aparece a in formação Inapto/cassado (VEJA). O sistema também informa sobre o destino do voto quando ocorre a situação de manutenção desse registro. Confira as orientações do TSE logo abaixo.
As eleições municipais ocorrerão no próximo domingo (07), das 8h às 17h.







SITUAÇÕES DE REGISTROS DE CANDIDATURAS
 
1. CADASTRADO
Situação inicial de todos os pedidos de registro recebidos no Sistema de Candidaturas.
Aguardando julgamento - Candidato cujo pedido ainda não foi julgado.
2. INAPTO
Candidato sem habilitação para ser votado na urna eletrônica. Caso o eleitor digite o número de um candidato inapto, o voto será nulo.
Cancelado - Candidato que teve seu registro da candidatura cancelado pelo partido.
Cassado - Candidato que teve o seu registro cassado.
Falecido - Candidato com registro cancelado assim que conhecido o fato pelo juízo eleitoral (Res. TSE 23.373 art. 70).
Indeferido - Candidato que não reuniu as condições necessárias ao registro.
Não conhecimento do pedido - Candidato cujo pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral.
Renúncia - Candidato cujo pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral.
3. APTO
Candidato habilitado para ser votado na urna eletrônica.
Deferido - Candidato regular, com dados e documentação completos, já apreciados pelo juiz eleitoral.
Deferido com recurso - Candidato julgado regular e deferido; no entanto, houve interposição de recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.
Substituto majoritário pendente de julgamento - Candidato substituto que ainda aguarda julgamento.
Indeferido com recurso - Candidato julgado não regular por não atender as condições necessárias para o deferimento do registro, que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior
Cassado com recurso - Candidato que teve o seu registro cassado e que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda decisão.
ATRIBUTOS
Com impugnação - pedido de registro foi impugnado por candidato, partido, coligação ou pelo Ministério Público (Res. TSE 23.373 art. 40).
Com notícia de inelegibilidade - pedido de registro sofreu notícia de inelegibilidade por qualquer cidadão (Res. TSE 23.373 art. 44).
NOTAS - Res. TSE 23.372
art. 135. Serão válidos apenas os votos dados a candidato regularmente inscritos e às legendas partidárias (Lei 9.504/97 art. 5º)
art. 136. Serão nulos, para todos os efeitos, inclusive para a legenda:
I - os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados (Código Eleitoral, art. 175, § 3º, e Lei nº 9.504/97, art. 16-A);
II - os votos dados a candidatos com o registro cassado, ainda que o respectivo recurso esteja pendente de apreciação;
III - os votos dados à legenda de partido considerado inapto.
Parágrafo único. A validade dos votos dados a candidato cujo registro esteja pendente de decisão, assim como o seu cômputo para o respectivo partido ou coligação, ficará condicionada ao deferimento do registro (Lei nº 9.504/97, art. 16-A).

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Incêndio destrói residencia no bairro São Joaquim

Um incêndio destruiu na noite deste domingo (30), uma residencia no bairro Vila São Joaquim, que fica abaixo do Cemitério Municipal. O Corpo de Bombeiro Comunitário foi acionado e esteve no local mas as chamas consumiram praticamente toda a casa de madeira. Foram destruídos móveis, roupas e outros pertences da família.

Imagens do acidente envolvendo Gol e Saveiro em Ubiratã